Goiás é campeão no Go Cup 2018

O Go Cup, maior torneio de futebol infantil da América Latina, foi realizado entre os dias 25 e 31 de março deste ano, no Complexo Esportivo Fut Art, em Aparecida de Goiânia. O evento contou com a participação de equipes de escolinhas de clubes com referência nacional e internacional.

A abertura e o encerramento ocorreram no Estádio Olímpico Pedro Ludovico Teixeira, onde reuniu 266 equipes de 14 países de quatro continentes, 3.500 atletas, 350 profissionais técnicos e mais de 30 mil visitantes, entre pais, familiares e curiosos.

O evento foi marcado pela empolgação de pais, avós, tios e amigos na torcida pelos pequenos. Esse time não poupou gritos e palavras de estímulo durante os jogos.  A emoção e a euforia eram nítidas na plateia. Embora a participação fosse mais por brincadeira, todos encararam as crianças como profissionais.

Nesta quinta edição, 120 agremiações representaram o estado, entre elas, Aparecida, Anápolis, Rio Verde e os esmeraldinos do Goiás Esporte Clube. Grupos de outras regiões brasileiras como o Gaúcho FC (RS), Sports (PB), Grêmio (SP), Sport Clube (MG) e Chapadão do Sul (MS) também participaram das competições.

As seis categorias: sub-7, sub-8, sub-9, sub-10, sub-11 e sub-12 foram subdivididas em três séries: ouro, prata e bronze. Em que o primeiro e segundo colocados ocuparam a divisão ouro. O terceiro e quarto na divisão prata e os últimos na esfera bronze.

Cada grupo de atletas, composto por seis jogadores na linha e um no gol, jogou em média seis partidas. Elas tiveram dois tempos de 20 minutos e intervalo de cinco minutos, numa área de padrão internacional, adaptada com as regras brasileiras e europeias.

O empresário Roberto Faria, que trouxe o evento de Portugal para o Brasil, destacou que a participação das escolinhas nesse tipo de campeonato pode aumentar o bem-estar físico e moral das crianças e pré-adolescentes, pois na brincadeira eles também aprendem. “O esporte ensina o cidadão a ter disciplina, comprometimento, pontualidade e trabalho em equipe”. Roberto pondera ainda sobre o auxílio que o esporte proporciona aos pais, pois facilita o diálogo e complementa a educação. “Quando o filho desenvolve uma atividade que gosta, ele abre mais a cabeça para ouvir os pais e ainda demonstra satisfação em estar com eles nos instantes mais simples do dia a dia.”    

Apesar do sol forte e calor intenso, a molecada demonstrou bastante alegria e integração e mandaram bem nas partidas. A animação e entusiasmo nos rostos dos jogadores mostraram que, apesar da pouca idade e da estatura pequena, as crianças agiam “como gente grande”, pois enfrentaram os adversários com técnica e coragem típicas em partidas de adultos profissionais.

                       

Final

O clima quente não atrapalhou os jogos de decisão dos grupos finalistas, que tiveram como palco o campo do Estádio Olímpico Pedro Ludovico Teixeira, na região central de Goiânia. Torcidas dos diversos times vibraram com os gols e as vitórias. A turma do Goiás agitou as arquibancadas com gritos, batuques de tambor, fumaça colorida, cornetas e muita euforia.

 Em cada drible uma empolgação, em cada passe de bola uma chance e em cada chute a esperança do gol. Esses foram os momentos vividos por pais, familiares, amigos e pelos próprios jogadores durante as finais do Go Cup.

Segundo o Superintendente de Escolinha e Iniciação Esportiva do Goiás Esporte Clube, Antonio Marques, a realização do torneio foi positiva e organizada. “Tanto a abertura como o encerramento foram bem estruturados. Os jogos transcorreram conforme a programação e horários definidos. Foi notável a ótima logística do campeonato. Apesar de somente uma categoria do Goiás, o sub-8, ter sido campeã considero positiva nossa participação no evento.” Confira abaixo a classificação das equipes.

 

 

 

Classificação dos esmeraldinos no campeonato

CATEGORIA

COLOCAÇÃO

ARTILHEIROS

 GOLS

Sub-7

9º lugar

-

 

Sub-8

Campeão

Henrique Miziara

23

Sub-9

3º lugar

 

 

Sub-10

3º lugar

 

 

Sub-11

9º lugar

 

 

Sub-12

Vice

Luis Henrique Nogueira

16


Voltar