Foi na última segunda feira-feira, 12 de dezembro, que o Goiás completou 17 anos da sua primeira conquista nacional: o Campeonato Brasileiro da Série B de 1999. O título, além de garantir ao Goiás o acesso à elite do futebol nacional, marcou uma era de grandes craques no elenco esmeraldino.
O Goiás realizou uma excelente campanha em 1999. Foram 30 jogos, onde o esmeraldino conquistou 15 vitórias, obteve 8 empates e apenas 7 derrotas.
Na grande final, realizada diante do Santa Cruz (PE), no Estádio Serra Dourada, o jogo ficou em 0 a 0, mas o Goiás, comandado pelo técnico Hélio dos Anjos, tinha vantagem no confronto e entrou em campo com a seguinte escalação: Harlei (Márcio), Neném, Sílvio Criciúma, Álvaro, Fernando Nunes, Túlio, Marabá, Cacá, Michael (Tiago Fraga), Fernandão (Evando), Araújo.
A edição do Brasileiro de 99 foi marcante, brilharam grandes nomes, como: Marquinhos, Josué, Dill e Sílvio Criciúma. Nesta edição, o Goiás também realizou, contra o Bahia, um jogo histórico, onde Fernandão deixou um dos mais belos gols de sua história no Serra Dourada: a pintura de bicicleta no empate em 4 a 4.