Goiás participa de Seminário de Combate ao Racismo e à Violência no Futebol
O Gestor de eventos do esmeraldino, Aledino Montes, esteve na sede da CBF, no Rio de Janeiro, acompanhando o evento que ocorreu hoje (24)
Este Seminário é o primeiro ato de uma série de ações da CBF contra o racismo no futebol brasileiro. Além do evento, a entidade aplicará patches com mensagens antirracistas nas camisas dos jogos da Copa do Brasil e do Brasileirão desta semana, e no confronto entre Bahia e Vasco da Gama, pelo Brasileirão Série B. As partidas ainda terão as mensagens exibidas nas placas de publicidade.
O evento contou com a presença de representantes oficiais da FIFA, Alejandro Dominguez, presidente da CONMEBOL; Rodrigo Pacheco, Presidente do Senado, o cantor Gilberto Gil; o técnico Tite, e a técnica Pia Sundhage, da Seleção Brasileira de Futebol.
Aledino Montes participou do Seminário, representando o Presidente executivo do Goiás Esporte Clube, Paulo Rogério Pinheiro.
Um dos pontos relevante do evento, foi a apresentação do Relatório Anual da Discriminação Racial no Futebol. A pesquisa é organizada há oito anos por Marcelo Carvalho, Diretor e Fundador do Observatório da Discriminação Racial no Futebol. Pela primeira vez, em 2022, o relatório teve apoio logístico e financeiro da CBF em sua realização. Carvalho apresentará a pesquisa ao lado de Onã Rudá, fundador do LGBTricolor e do Coletivo de Torcidas Canarinhos LGBTQs.
Foto: CBF / Lucas Figueiredo
A dupla participará da mesa “Combate ao Racismo e à Discriminação”, na qual também estará Pavel Klymenko, Assessor de Diversidade e Anti-Discriminação da FIFA. A conversa entre os três será mediada por Fabiano Machado da Rosa, advogado especialista em compliance anti-discriminatório.