A Federação Goiana de Futebol após reunião do Conselho Técnico divulgou na tarde desta quinta-feira, 12, as novas condições que irão envolver a disputa do Campeonato Goiano de 2016. O torneio conta com a participação de dez times, tem início no dia 31 de janeiro e final no dia 8 de maio.
Os clubes foram divididos em dois grupos de acordo com a colocação do último campeonato. O Goiás está no Grupo A, composto pelo 1º, 4º, 5º, 8º e vice-campeão da Divisão de acesso, sendo eles: Goiás, Trindade, Itumbiara, Crac e Anápolis.
Na primeira fase os times do Grupo A jogam contra os times do Grupo B em dois turnos. No terceiro turno os grupos se enfrentam internamente. Classifica para a semifinal os líderes de cada grupo e os dois melhores colocados na classificação geral. Serão rebaixados os dois times com piores campanhas no torneio.
A disputa da semifinal os confrontos serão definidos de acordo com a campanha realizada, independente da colocação no grupo. Jogam 1º contra o 4º colocado, e 2º contra o 3º colocado. Os classificados para a final disputam da mesma maneira, com jogos de ida e volta, e o segundo jogo com mando da equipe que fez a melhor campanha na competição.
As duas últimas fases, semifinal e final, serão disputadas em igualdade de condições. Se houver igualdade de pontos nesta fase, será levado em consideração o saldo de gols das duas partidas, independente de gols marcados por visitante ou mandante. Caso persista a igualde, a decisão de vaga e título será levada à cobrança de pênaltis.