Há 16 anos, o Goiás conquistava o pentacampeonato goiano, a maior sequência de títulos consecutivos da história do estadual desde a era do profissionalismo, e uma marca que até hoje não foi batida por nenhuma outra equipe.
Como tudo aconteceu
Após vencer o primeiro jogo da fase final por 3 a 2 em cima do Vila Nova, o Goiás receberia a equipe colorada no estádio Serra Dourada, no dia 24 de junho, para a disputa final da taça. Porém, o adversário não compareceu à partida e, por WO, o juiz declarou o Verdão como vencedor por 1 a 0. A soma de resultados rendeu ao Goiás o título de pentacampeão goiano.
A 18ª conquista do Verdão veio acompanhada de uma grande e inesquecível campanha. A equipe venceu 31 dos 38 jogos disputados. Mais do que isso, o atacante Dill foi o grande artilheiro da competição, com 29 gols marcados, maior saldo conquistado por um atleta durante toda a história do Goianão, ao lado de Bé, do Vila Nova, artilheiro em 1993.
Como tudo começou
A saga do penta teve início em 1996. Neste ano, o título foi decidido em um triangular final com Anápolis e Atlético Goianiense. Já em 97, a decisão foi contra o Crac, de Catalão. Nas três conquistas seguintes, o Verdão teve como vice o Vila Nova.
De lá para cá, foram mais oito taças estaduais, o que garantiu também ao Goiás o status de maior campeão goiano de todos os tempos. Ao todo, são 26 títulos, o último, conquistado este ano, sobre o Anápolis.