O Goiás adquiriu dois novos equipamentos para o seu Departamento Médico, o Dinamômetro Isocinético e o Balance System, ambos da marca Biodex, ação pioneira, já que o clube é o primeiro a adquirir os equipamentos na região Centro-Oeste, além de não existir outro Dinamômetro Isocinético em todo o Estado. Os aparelhos já estão em pleno funcionamento no CT Edmo Pinheiro, inclusive sendo utilizados na recuperação do volante Leandro, que passou por uma artroscopia no joelho esquerdo.
O fisioterapeuta alviverde Bruno Baldo explica as funções exercidas pelos novos equipamentos. “ O Balance System é uma plataforma de treinamento proprioceptivo, ou seja, podemos treinar e avaliar o equilibrio dos atletas, podendo prevenir, principalmente, lesões articulares. Já com o dinamômetro isocinético podemos fazer avaliações, treinamentos, e trabalhos de prevenção e recuperação da parte muscular dos atletas”, disse.
Bruno explicou ainda como essas ações podem refletir positivamente no dia-a-dia dos jogadores. “Com os dados colhidos do aparelho podemos identificar déficits de força, potência e resistência muscular em um atleta, isso nos permite traçar um trabalho individualizado para cada jogador de acordo com a sua necessidade”.
O dinamômetro isocinético permite que o departamento médico esmeraldino faça diversas análises, por exemplo, diferença muscular entre a perna direita e esquerda do mesmo atleta, a comparação de um jogador com os demais do grupo e até mesmo com outros jogadores, dentro de um banco de dados existe graças a estudos cientificos realizados em todo País.
Funcionando
Em pleno funcionamento, o dinamômetro isocinético já auxilia os médicos e fisioterapeutas do Verdão na processo de recuperação do volante Leandro. “O atleta passou por uma cirurgia há três dias. A retomada dos movimentos normais seria demorado e doloroso para ele. Com o aparelho ele já está realizando movimentos passivos, que já permitem o trabalho de amplitude de movimentos dele”, exemplificou o fisioterapeuta.
O próprio Leandro ratificou a qualidade dos novos equipamentos adquiridos pelo Goiás. “Não sinto dor com os movimentos, é muito bom”, salientou o volante. Segundo Bruno Baldo os aparelhos também serão utlizados por atletas das categorias de base do Goiás.