O Goiás Esporte Clube segue fazendo altos investimentos para que os atletas esmeraldinos tenham à disposição o que existe de mais moderno no esporte mundial. Desta vez o clube esmeraldino adquiriu o Catapult.
O Catapult é um sistema de GPS de alta precisão que utiliza uma frequência de 15 hertz, isso significa que ele capta 15 informações por segundo e possui outros implementos, como acelerômetro, que identifica acelerações e desacelerações, giroscópio, que quantifica as mudanças de direção e magnetômetro, que quantifica os saltos de cada atleta e como eles são feitos, além de fornecer um mapa de calor dos jogadores em campo.
“Podemos ver tudo isso em tempo real, tanto em treinamentos quanto em jogos. A comissão técnica pode utilizar para analisar questões táticas, pois o equipamento mostra toda a movimentação dos atletas”, explica o fisiologista do Goiás, André Araújo.
Outro dado importante fornecido pelo sistema Catapult aos profissionais alviverdes é a média de ações de um atleta por minuto. Segundo André Araújo, essa média varia entre nove e 13 ações, caso este número esteja acima ou abaixo da média a comissão técnica pode tomar providências quanto a necessidade de cada atleta dentro da própria atividade.
“Nós temos como avaliar os atletas todos os dias, isso é muito importante. A performance deles é avaliada tanto em treinamentos quanto nas partidas, assim podemos, por exemplo, fazer intervenções para buscar uma maior intensidade nos trabalhos a qualquer momento”, disse o fisiologista.
Confira outras equipes e seleções que utilizam o Catapult: Seleção Brasileira, Seleção Canadense, Flamengo, Fluminense, Atlético Paranaense, Coritiba, São Paulo, Palmeiras, Atlético Mineiro, Cruzeiro, Chelsea, Borussia Dortmund e Milan.