Há oitos anos vestindo a camisa esmeraldina, o atacante Richard Luca, de 18 anos, teve sua negociação com o Santos Futebol Clube concretizada na última semana. O Goiás continua com 20% dos direitos econômicos do atleta.
Histórico
Richard Luca chegou ao Goiás em fevereiro de 2008. Atuou na escolinha de futebol por dois anos, até chegar às categorias de base.
Com 14 anos, Richard já integrava o elenco do Sub-15. Pela categoria, foi relacionado para 22 jogos, atuando como titular em 18 deles. Entre os atletas nascidos em 1998, foi o que fez maior número de jogos na temporada de 2012.
Um ano depois, o Goiás conquistou o título do Campeonato Goiano Sub-15, e teve Richard como o artilheiro da equipe, com 17 gols marcados em 13 jogos. Ainda em 2013, o Maior do Centro-Oeste conquistou também a Copa Goiás, e o atacante foi o artilheiro da competição com 10 gols.
Com apenas 17 anos, Richard foi promovido à categoria Sub-20, em 2015. Naquele ano, defendeu a camisa esmeraldina nos principais torneios da temporada, incluindo a Copa São Paulo de Futebol Júnior.
Depois de se destacar, o jovem chegou a ser promovido à equipe profissional do Goiás, participando de jogos do Campeonato Goiano, em 2016.
Ainda nesta temporada, Richard disputou o Campeonato Brasileiro Sub-20, sendo o artilheiro da equipe, com três gols, dois deles marcados contra o Santos, equipe com quem o talento esmeraldino acabou sendo negociado.
Relembre os lances, acessando o vídeo da TV GOIÁS.
Seleção Brasileira
As boas atuações com a camisa do Goiás renderam a Richard duas convocações para a Seleção Brasileira Sub-15.
Em 2012, o atleta participou de um período de treinamento na Granja Comary. Em 2013, Richard participou de amistosos no Catar e da Copa Internacional do Mediterrâneo, na Espanha. Além disso, o promissor atacante atuou pela Copa das Nações, no México, onde o Brasil chegou às quartas-de-final.
Com a amarelinha, Richard disputou um total de 14 jogos, marcando dois gols.