O mês de junho é marcado com saudade para a Nação Esmeraldina. Há três anos o ídolo Fernandão nos deixava, após um trágico acidente aéreo. Nesta quinta-feira (8), o Goiás faz uma homenagem ao jogador relembrando as mais diversas alegrias que ele deu durante sua passagem pelo Verdão.
Fernando Lúcio da Costa foi um jogador criado nas escolinhas do Goiás, passou pelas categorias de base do Verdão até chegar à equipe profissional em 1995, ano em que completava apenas 17 anos.
Entre suas maiores conquistas, Fernandão é o único jogador da história do Goiás que participou de todos os títulos do pentacampeonato goiano: 1996 a 2000. Na Série B do Brasileiro de 1999, também foi fundamental. Naquela conquista, ele fez um belo trio de ataque ao lado de Dill e Araújo.
Pela Série A do Campeonato Brasileiro, Fernandão jogou em 97, 98 e 2000. Saiu do clube e retornou em 2009, aos 31 anos, onde disputou 14 partidas no Brasileirão daquele ano e marcou quatro gols.
Fernandão é o quarto maior artilheiro do Goiás com 108 gols marcados. Conquistou oito títulos: o pentacampeonato Goiano (1996 a 2000); o Campeonato Brasileiro da Série B (1999), e duas Copas Centro-Oeste (2000 e 2001). Ao todo foram 271 partidas com a camisa esmeraldina.
Entre um dos momentos mais marcantes de Fernandão com a camisa do Goiás, sempre é lembrado pelo torcedor o belíssimo gol de bicicleta contra o Bahia. No empate em 4 a 4 com o Bahia, no estádio Serra Dourada, Fernandão recebeu cruzamento de Marquinhos. De costas para o gol, ele recebeu a bola no peito e acertou uma bicicleta de fora da área.
A história do jogador ficou marcada tanto para aqueles que o acompanharam desde o início da carreira até os que pouco tiveram tempo de vê-lo jogar. Confira uma das homenagens produzidas pela Tv Goiás.