O Goiás escolheu o mês de março para relembrar a história de seus ídolos. Nas últimas quintas-feiras, o atacante Araújo e o meia Luvanor foram os jogadores escolhidos. Nesta quinta-feira, 16, o Goiás relembra a história do centroavante Lincoln.
Um dos centroavantes mais queridos da torcida esmeraldina, Lincoln deu muitas alegrias ao Goiás e está entre os jogadores que mais marcaram gols com a camisa esmeraldina. Ao todo, foram 109, deixando o jogador como o terceiro maior artilheiro da história do clube, atrás de Araújo (145) e Dill (133).
Na década de 70, quando atuou pelo Goiás, Lincoln ficou muito conhecido como Leão da Serra. O apelido, como o ídolo contou à TV Goiás, foi dado pelo cronista esportivo Edson Rodrigues, já que o jogador tinha características físicas, que segundo o narrador, eram semelhantes a de um leão, como o bigode e o cabelo.
O nome de “artilheiro” foi outro carregado por Lincoln durante muito tempo, já que fazer gols era a especialidade do jogador. Por três vezes (1973, 1975 e 1976) Lincoln foi artilheiro do Campeonato Goiano, tendo feito 13, 14 e 15 gols, respectivamente, em cada um dos torneios.
Em 1973, Lincoln fez parte de um dos elencos que marcaram a história esmeraldina com grandes feitos. Entre eles, o Goiás participou pela primeira vez do Campeonato Brasileiro, quando Lincoln deixou sua marca na competição, marcando o primeiro gol do Goiás, na vitória de 1 a 0 em cima do Flamengo, no Estádio Olímpico, pela segunda rodada do torneio.
No estádio Serra Dourada Lincoln também deixou sua marca. Em 1975, na sua fundação, Lincoln representou a Seleção Goiana em um amistoso contra a Seleção de Portugal, e foi o primeiro jogador do Brasil a marcar um gol no estádio.
Confira também os outros TBTs do mês de março:
TBT#1: Relembre os gols de Araújo, maior artilheiro da história do Goiás