Principal certificação do país, o CCF, Certificado de Clube Formador, é hoje o mais valioso selo do futebol de base.
Os principais investimentos do futebol brasileiro, estão neste selecionado grupo.
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou, neste início do mês de abril, a lista atualizada dos clubes detentores do Certificado de Clube Formador (CCF). Após cumprir com uma série de exigências da CBF, o Goiás Esporte Clube segue sendo reconhecido como “Entidade de Prática Desportiva Formadora de Atleta”. O documento reafirmado pela CBF atesta, mais uma vez, a excelente infraestrutura do futebol de base esmeraldino.
No documento a entidade máxima do futebol brasileiro reconhece o trabalho das categorias de base do clube e garante benefícios ao Goiás caso algum jogador amador seja transferido para outro clube, antes da assinatura de contrato profissional.
Para obter o certificado o Goiás teve que atender uma série de exigências feitas pela CBF, em relação à estrutura oferecida aos atletas em formação, assistência e documentação. O último estágio incluiu uma visita técnica da Federação Goiana de Futebol (FGF) às instalações do clube para conferir as condições e avalizar a certificação.
O Certificado é uma ferramenta da CBF baseada na Lei Pelé, que tem como objetivo garantir os direitos trabalhistas dos atletas de base e qualificar o processo de formação e desenvolvimento dos jovens. Para o clube, o certificado garante que atletas entre 14 e 21 anos anos só possam sair perante indenização, além disso, o documento assegura indenização em futuras transferências por training compensation.
O título é importante e garante à entidade esportiva o direito de requisitar indenização pela formação de jogadores. Dos mais de 800 clubes profissionais no Brasil, menos de 50 contam com ele. Os clubes que têm o CCF fazem um investimento financeiro importante nas suas categorias de base para garantir a boa formação dos atletas e têm certos direitos a eles garantidos que não são usufruídos pelos clubes que não dispõem do CCF, dentre tais direitos, o de celebrar o primeiro Contrato Especial de Trabalho Desportivo com o atleta da base, com duração de 3 meses a 5 anos, e a preferência na hora de renovar esse contrato. Além disso, caso o atleta não deseje permanecer no clube, este terá o direito de receber indenização correspondente a 200 vezes os gastos feitos na formação do atleta, desde que devidamente comprovados.
O verdão mantém uma excelência na formação de atletas, tendo um hotel dentro do CT Edmo Pinheiro em Goiânia, para receber atletas de diferentes regiões do país.
A renovação do certificado é fruto de um trabalho do Goiás cada vez mais qualificado, oferecendo uma formação de qualidade aos seus atletas. Para obter o documento da CBF, os clubes precisam apresentar relação de técnicos e preparadores físicos; programa de treinamento; comprovar participação em competição oficial; proporcionar assistência educacional e médica; possuir psicólogo, nutricionista, fisioterapeuta, assistente social, dentista e alojamento para os atletas; oferecer bolsa aprendizagem e muitos outros requisitos que o Goiás oferece hoje para seus jovens atletas.
Click no link e confira a lista atualizada 2021 deste seleto grupo:
Lista atualizada em 01 de abril de 2021
Associação Esportiva Dinamo Esporte Clube (MG)
Associação Chapecoense de Futebol (SC)
América Futebol Clube (MG)
Botafogo de Futebol e Regatas (RJ)
Ceará Sporting Club (CE)
Clube Atlético Mineiro (MG)
Clube de Regatas do Flamengo (RJ)
Coritiba Foot-ball Club (PR)
Criciúma Esporte Clube (SC)
Desportivo Brasil Participações Ltda (SP)
Esporte Clube Bahia (BA)
Esporte Clube Juventude (RS)
Figueirense Futebol Clube Ltda (SC)
Fortaleza Esporte Clube (CE)
Fluminense Football Club (RJ)
Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense (RS)
Gremio Novorizontino (SP)
Guarani Futebol Clube (SP)
Goiás Esporte Clube (GO)
Ituano Futebol Clube (SP)
Sport Club Internacional (RS)
Sociedade Esportiva Palmeiras (SP)
Avaí Futebol Clube (SC)
Guarani de Palhoça Futebol Ltda (SC)
Retrô Futebol Clube Brasil (PE)
Red Bull Bragantino (SP)
Santos Futebol Clube (SP)
São Paulo Futebol Clube (SP)